terça-feira, agosto 3

Remember time - Chapada dos Veadeiros

  

      Pensei que talvez devesse contar um pouco sobre os poucos lugares por onde eu já andei.
      O primeiro que eu colocaria é a Chapada dos Veadeiros.
      A chapada fica em Alto Paraíso (GO), na Vila de São Jorge, distante aproximadamente 230 km de Brasília. A estrada, à época que eu fui, quatro anos atrás, é bem conservada, inclusive os últimos quilometros de terra.
      Na verdade, o local da chapada é um Parque Nacional e Área de Proteção Ambiental, Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO. Porque digo isso? porque por conta disso existem diversas restrições enquanto vc está no parque, por exemplo, nao pode arrancar nem uma florzinha, não pode pegar nem uma pedrinha, só fotos, nada mais.


      É um lugar vocacionado para o ecoturismo e esportes/turismo de aventura. A Chapada dos Veadeiros é, também e segundo os espiritualizados de plantão, o coração magnético do país, pela grande quantidade de quartzo que existe no lugar, que aflora inclusive da terra ..... era a isso que me referia quando disse que não podia pegar nem uma pedrinha.... E claro, dizem que por isso, ET`s são vistos por ali.  Sugiro nao brincar com isso por lá, o assunto é levado a sério :-|
     Bem, a Vila de São Jorge é fofa. Bonitinha, como uma viagem no tempo. Ruas de terra, casas simples, pousadas de charme, disfarçadas de casas antigas ou rústicas. As duas vezes que lá estive foi em feriados, então tinha bastante gente, mas não a ponto de ficar incomodativo.
     Segundo minha percepção, o pessoal que frequenta a chapada são casais e grupos de amigos que vão pra curtir a natureza mesmo, pq é lindo lá...
     Para casais é uma delícia, com pousadas rústicas, mas bem arrumadinhas. A que mais gostei foi a Pousada Casa das Flores, nao tem luz nos quartos, mas tem chuveiro quente! Servem o café na varanda individual do quarto....Tem uma piscina gostosa, com hidro. A comida é deliciosa....
A outra pousada que fiquei, e fomos sem reserva em pleno feriado de corpus christi foi a Águas de Março. Ela é menos cara e menos cheia de fru-frus, mas boa também.
      Existem muitas cachoeiras para visitar, andando é claro, pelo cerrado. Vale o passeio, são muito bonitas. Algumas você tem entrar em propriedades particulares, que cobram um "pedágio".


Na propriedade que eu fui (não lembro o nome) tinha restaurante com comida caseira... deliciosa também....tudo muito simples, mas gostoso.
      É um lugar ótimo pra fazer rapel, eu fiz na Fazenda São Bento, adorei, apesar de morrer de medo de altura. Tem tirolesa também. Quem tem medo, faça de tudo para superar, pq vale a pena.
      Por fim, no parque só se pode andar com guias, que te levam por lugares bonitos, a recantos do rio, às cachoeiras diante do ponto de vista mais bonito.
      A noite existem restaurantes abertos com música ao vivo. Tem um poço onde as pessoas vão a noite, com luz de velas (eu não fui, mas quem foi diz que é muito bonito e gostoso, ficar nos pocinhos, curtindo a noite e o lusco fusco).
     Balanço geral: é gostoso, vale a pena para quem gosta de natureza, andar no mato, ver cachoeira, tomar banho de rio e tranquilidade. Na questão preço é médio, existem pousadas muito caras e algumas baratinhas. A comida é simples e nao muito cara também.
     Tem o Vale da Lua também, uma cachoeira ou riacho, que fica descendo à beira da estrada pra São Jorge, onde a pedra e o trabalho da água, formam uma paisagem lugar. Quando eu fui o rio estava vazio, pouca água... mas tem umas mini-cachoeiras e pocinhos. Digamos que é legal, pq é diferente. Vale um banho de rio, com certeza.  


     Leve: chapéu, protetor solar e biquini. Se não gostar de tomar chuva, uma capa de chuva basta, porque chove bastante (ao menos as duas vezes que fui choveu).
     Devo alertar que são impressões que permaneceram na minha memória, depois de duas visitas 4 anos atras. Preços nao sei se permanecem assim, mas o lugar com certeza está igual, por ser uma área de proteção ambiental.
  
     Portais sobre o local:
http://www.chapada.com/
http://www.chapadadosveadeiros.com/     
http://www.infochapadadosveadeiros.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Visitantes

Como está o clima???